COMPROMISSOS DO SETOR

sexta-feira, 2 de março de 2018

TEMA 38 – AMORIS LÆTITIA (AL) – A ALEGRIA DO AMOR


Capítulo IV: O AMOR NO MATRIMÔNIO
O nosso Amor Cotidiano

(95 AL) Curando a inveja
A inveja é um sentimento que provoca desgosto ou tristeza pelo bem alheio. Leva-nos a não nos interessarmos pela felicidade dos outros, nem pelo seu sucesso, que destilam um sabor amargo.
Como curá-la? Somente o amor é o remédio, pois é o que desperta um sentir oposto ao da inveja. O que SS recomenda é que se aceite que os caminhos sejam distintos e os dons de cada um sejam diversos. Para sermos felizes, viva cada um o seu próprio.

(96 AL)
A inveja é tão antiga quanto o ser humano (decaído). Lembramo-nos do que nos é mandado em um dos mais remotos livros do Antigo Testamento (Êxodo 20,17): Não cobiçarás a casa do teu próximo, nem sua mulher, nem seu escravo... nem coisa alguma que lhe pertença.
Devemos olhar o outro com o sentimento sincero de que tem direito à felicidade e possa usufruir de um bom momento. Leva-nos até a uma atitude diferente, rejeitando injustiças cometidas contra aqueles que sofrem por não lhes terem dado o mínimo necessário.

Sem ser arrogante nem ser orgulhoso

(97 AL)
O objetivo do parágrafo é destacar o comportamento daqueles que se consideram maior e valorizam as próprias qualidades, julgam-se grandes porque sabem mais do que os outros e julgam-se mais espirituais ou sábios, mas cuidado, pois a ciência incha. Paulo critica muito aqueles que se encheram de presunção, mas na realidade têm mais palavreado do que verdadeiro poder de Espírito (1 Cor 4, 18-19).
            Como curar toda essa arrogância? Só há um remédio: o amor. Quem ama evita falar de si mesmo, discretamente se mantém em seu lugar, sem pretender ocupar o centro. O que nos faz grandes é o amor que compreende, cuida, está atento aos fracos. Na realidade, é o amor que constrói (1 Cor 8,1).

(98 AL)
SS aplica na vida conjugal dos cristãos e, por extensão, na vida familiar, as orientações expostas no parágrafo anterior. Frequentemente, o grau de conhecimento religioso não é igual entre seus membros.  Cuidado com a arrogância ou demonstração de superioridade, porque por vezes se tornam insuportáveis e acabam com o amor. SS lembra o conselho: Revesti-vos todos da humildade no relacionamento mútuo, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá Sua força aos humildes (1 Pedro, 5,5).

Agradecendo a Nossa Senhora sua proteção, sempre lembrando que “... sem mim nada podeis”. (Jo 15,5)

Idalina e Fernando
Equipe de Nossa Senhora do Monte Serrat

Nenhum comentário:

Postar um comentário