COMPROMISSOS DO SETOR

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

TEMA 65 – AMORIS LÆTITIA (AL) – A ALEGRIA DO AMOR


Capítulo II: A REALIDADE E OS DESAFIOS DAS FAMÍLIAS

46AL
As migrações das famílias abrangem numerosos e diferentes aspectos e peculiaridades, muitas das quais foram abordadas por SS, dada a importância do assunto no momento. Pela sua relevância, destacada no próprio Evangelho (Mt 25,35-40), a Igreja contempla o tema em seus compromissos e em suas preocupações. Ela vê, por exemplo, a necessidade de pastorais especializadas, destinadas tanto para as famílias que emigram quanto para os membros que permanecem no país de origem. Tais iniciativas devem atender e respeitar as culturas, a formação religiosa e humana de que provêm e da riqueza espiritual dos seus ritos e tradições.
Iniciamos por destacar que a mobilidade humana, como movimento histórico dos povos, representa um benefício pelas oportunidades criadas tanto para as famílias que se deslocam quanto para os países que as recebem.  
- Muito diferente, entretanto, é para as famílias quando se trata de migração forçada, decorrente de situações de guerra, de perseguições políticas e religiosas ou de outros motivos também injustos. Nestes casos, as viagens ocorrem frequentemente de forma tumultuada, oferecendo perigo à própria vida, traumatizando as pessoas e desestabilizando as famílias. Ainda dentro deste aspecto, SS se reporta às perseguições dos cristãos, assim como das minorias étnicas e religiosas, em diversas partes do mundo, sobretudo no Oriente Médio, representando penosa provação não apenas para a Igreja, como também para a comunidade internacional no seu todo. Completa orientando, no sentido de se empenhar ao máximo possível para a permanência das famílias nos seus locais de origem.    
- Há situações que agravam ainda mais as consequências referidas, podendo tornar-se particularmente dramáticas e devastadoras para as famílias quando elas são vítimas de redes internacionais de tráfico de seres humanos.  
- SS lembra dolorosamente das situações com duração prolongada, que podem ocorrer com mulheres e/ou crianças desacompanhadas durante os deslocamentos para campos de refugiados, impossibilitando-lhes iniciar um processo de integração.
- Por vezes, a pobreza extrema ou outras condições desagregadoras da família podem levar à venda dos próprios filhos para a prostituição ou para o tráfico de órgãos.
  
Agradecendo a Nossa Senhora sua proteção, sempre lembrando que “... sem mim nada podeis”. (Jo 15,5)

Fernando Martins
Equipe de Nossa Senhora do Monte Serrat

Nenhum comentário:

Postar um comentário