COMPROMISSOS DO SETOR

domingo, 30 de setembro de 2018

TEMA 55 – AMORIS LÆTITIA (AL) – A ALEGRIA DO AMOR


Capítulo IV: O AMOR NO MATRIMÔNIO
O nosso Amor Cotidiano

Matrimônio e virgindade
158 AL
Há pessoas que não se casam, mas que nem por isso deixam de ser úteis, pois podem apoiar sua própria família de origem como também podem prestar serviços em outros ambientes sociais: entidades de beneficência, associações profissionais, na comunidade eclesial... Para quem quer, não faltam oportunidades de colocar à disposição dos outros seus talentos e vocação. Nesse sentido, há aqueles que consagram a vida por amor a Cristo e aos irmãos. Sua dedicação enriquece tanto a Igreja como a família.

159 AL
A virgindade é o tema do parágrafo. A abstinência sexual deve ser uma decisão pessoal, tomada conscientemente, sem constrangimentos de espécie alguma, tendo em vista um bem maior. São João Paulo II disse que os textos bíblicos não oferecem motivo para sustentar nem a inferioridade do matrimônio nem a superioridade da virgindade ou do celibato devido à abstinência sexual. Tais estados de vida podem ser perfeitos, cada um em seu lugar conforme o ponto de vista. Exemplificando, poderíamos considerar o matrimônio o maior dos sacramentos, pois simboliza algo tão grande como a união de Cristo com a Igreja ou a união da natureza divina com a humana (Alexandre de Hales). As circunstâncias podem influir na decisão. É o que aconteceu com São Paulo. Levado pela ideia que Cristo regressaria em breve e portanto o tempo de evangelização seria curto, recomendava a virgindade. Reconhecia, entretanto, que Não tenho nenhum mandamento do Senhor (1Cor7,25).

160AL
Conforme vimos no parágrafo anterior, não há mandamento que justifique colocar em contraposição os dois estados de vida: o casamento e o celibato. Encontram-se, porém, situações errôneas como aquela que reduz o valor do matrimônio com fundamento na abstinência sexual. É também interessante esclarecer que o estado de perfeição desejado pelos conselhos evangélicos (obediência, pobreza e castidade) é pelo seu conjunto e não pela continência sexual mesma. Seguir o espírito dos referidos conselhos pode nos levar à perfeição cristã, que afinal se resume na excelência da caridade.
Agradecendo a Nossa Senhora sua proteção, sempre lembrando que “... sem mim nada podeis”. (Jo 15,5)

Fernando
Equipe de Nossa Senhora do Monte Serrat

Nenhum comentário:

Postar um comentário