COMPROMISSOS DO SETOR

sexta-feira, 30 de março de 2018

TEMA 43 – AMORIS LÆTITIA (AL) – A ALEGRIA DO AMOR (continuação)


Capítulo IV: O AMOR NO MATRIMÔNIO
O nosso Amor Cotidiano

Tudo suporta
(118 AL)
Ao analisar o conceito Tudo suporta, SS não se restringe a uma atitude despretensiosa de suportar coisas incômodas, vai além; para superar qualquer desafio implica uma resistência dinâmica e persistente, podendo atingir as raias do heroísmo tenaz. Neste momento, lembra-se de Martin Luther King que, por opção pelo amor fraterno, pagou com a vida ao enfrentar as perseguições e humilhações de seus adversários.
Nesta oportunidade, SS recorda-se do que, em religião, chama-se imagem de Deus. É um poderoso recurso teológico, segundo o qual se vê uma pessoa que mais te odeia e, até mesmo num olhar mais abrangente, a nação que mais te odeia ou a raça que mais te odeia... Não importa o que te façam, vês sempre a imagem de Deus num elemento qualquer de bondade.
Há outros recursos. Quando surge a oportunidade de derrotar o teu inimigo, decides não o fazer por querer amá-lo. Para SS, pessoa forte é aquela dotada de fé profunda e moralidade inquestionável, capaz de quebrar um suceder de confrontos intermináveis de opressões e revides, infiltrando dentro da própria estrutura do universo o amor imbatível.

(119 AL)
Particularmente na vida familiar, o amor deve reinar soberano, não dando vez a sentimentos mesquinhos, ressentimentos perniciosos e, o que é pior, desejos de vingança. É exemplo admirável de legítimo amor quando a pessoa presta seu apoio, ainda que por intermédio de terceiros, se necessário, ao cônjuge, que no passado o rejeitou, em um momento de dificuldade financeira, de saúde ou outra qualquer tribulação.
Agradecendo a Nossa Senhora sua proteção, sempre lembrando que “... sem mim nada podeis”. (Jo 15,5)

Idalina e Fernando
Equipe de Nossa Senhora do Monte Serrat


Nenhum comentário:

Postar um comentário